Opinião | Marina, de Carlos Ruiz Zafón


Sinopse:
"Em Maio de 1980 desapareci do mundo durante uma semana. No espaço de sete dias e sete noites, ninguém soube do meu paradeiro"

Opinião:
Com Marina, regressei a Barcelona e a Zafón. 
Barcelona, cidade que adoro, com a qual me identifico, onde gostaria até de viver. E Zafón, cuja escrita venero desde que li A Sombra do Vento.

Este romance, prévio ao A Sombra do Vento, fala-nos também daquilo que move os homens, dos sentimentos e emoções dicotómicos transversais a qualquer ser humano: o amor, o medo, a paixão, a raiva, a perda, a vida e a morte. 
São duas histórias, em paralelo, que têm como ponto comum os protagonistas, Óscar e Marina. Ambas envoltas em nevoeiro e mistério e conduzidas por locais míticos e zonas mais sombrias da bela Barcelona, como tão bem Zafón sabe fazer. Se de uma  parte da história adorei pela forma envolvente com o autor nos leva, da outra não poderei dizer o mesmo, principalmente por ter alguns contornos fantásticos (e inverossímeis) que não me agradam ou cativam particularmente.  
Ainda assim, um livro que vale muito a pena ler!

Portanto, termino como comecei. Com Marina, regressei a Barcelona e a Zafón.

4 comentários:

  1. Gostei muito de Marina, que foi o primeiro livro que li de Carls Ruiz Zafón. Também adoro Barcelona... Mas agora, que já li a trilogia "Niebla" (da sua juventude) vejo que realmente a escrita de Marina estará algures entre estes primeiros livros (belíssimos, mas um pouco tétricos!) e os da segunda "trilogia" dos livros do Cemitário de Livros Esquecidos: A Sombra do Vento (que estou a ler) e "O Jogo do Anjo" e "O Prisioneiro do Céu".

    Gostei do seu comentário. Também tenho blogue.

    Maria Carmo

    ResponderEliminar
  2. Concordo com Maria do Carmo. Quem já leu os livros de Zafón, fica com a sensação de que "Marina" é um livro onde o autor começa a aperfeiçoar a sua escrita (hoje em dia, tão característica dele), resultando em livros soberbos como "A Sombra do Vento" e "O Jogo do Anjo".
    A história é muito bonita, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  3. Olá! temos um selinho para ti no Leituras :)

    ResponderEliminar
  4. Um dos meus autores preferidos de sempre! Barcelona é a cidade do meu coração.

    Aproveito para partilhar contigo o meu cantinho: http://ascavalitasdovento.blogspot.com/

    Já me tornei tua seguidora e fã no Facebook.

    Um beijinho *

    ResponderEliminar