Opinião - A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón


Sinopse
Numa manhã de 1945 um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso, oculto no coração da cidade velha: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona.
Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes, "A Sombra do Vento" é sobretudo uma trágica história de amor cujo o eco se projecta através do tempo. Com uma grande força narrativa, o autor entrelaça tramas e enigmas ao modo de bonecas russas num inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, numa intriga que se mantém até à última página.

Há livros que nos enfeitiçam. É precisamente o caso deste!

"A Sombra do Vento" não foi, de início, uma leitura fácil... talvez o momento em que o começei a ler não fosse o mais adequado para a disponibilidade que o enredo justifica, mas o que é facto é que, à medida que a história se foi desenvolvendo, cativou-me por completo.
A narrativa é densa e enreda-nos. As descrições da magnífica cidade de Barcelona e a caracterização das personagens permite-nos visualizar na perfeição o desenrolar dos acontecimentos e habilmente constrói uma teia em redor do leitor da qual é díficil sair.
É um livro que nos fala acerca da magia da leitura, da paixão, da amizade, do amor, da compaixão, mas também de aspectos mais obscuros, como a solidão, o ódio e a sede de vingança.
Numa Barcelona do pós II Guerra Mundial, um jovem, sem o saber, (re)vive uma história muito semelhante à de um escritor de um livro chamado... A Sombra do Vento!, o qual ele jurou guardar para sempre.
Como diz uma das personagens, Bea, os livros são como um espelho,  pois só retiramos deles aquilo que já temos cá dentro...
Mesmo antes de terminar de o ler, já sentia a nostalgia de ver esta estória chegar ao fim, já sentia saudades de saber mais dos personagens, do Daniel, do Julian, do Fermin, três personagens tão ricas, tão densas, tão especiais.
5 estrelas!

4 comentários:

  1. É uma história marcante, sem dúvida. Um excelente livro.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida um livro excelente, de um autor soberbo. Adorei a escrita sublime, a estória interessante e as personagens marcantes... :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei este livro -tanto assim, que estou já a ler "El Juego del Angel"!

    Parabéns mais uma vez por este blogue interessante e sugestivo. O meu é o http://anewworldinthemaking.blogspot.com/
    Maria Carmo

    ResponderEliminar
  4. A minha próxima aquisição ;) Espero Gostar assim tanto *

    ResponderEliminar