“Despite everything, I believe that people are really good at heart.”





Depois de ter lido este, este e este livro durante a minha adolescência, este livro no verão passado e ter visto esta peça de teatro há pouquíssimo tempo, partilho esta frase que é atribuída a Anne Frank.

“Despite everything, I believe that people are really good at heart.”

Nunca é demais falar no Holocausto nazi. Nunca é demais relembrar as atrocidades cometidas contra o povo judeu. Nunca é demais pensar em todas as pessoas que se viram privadas de tudo aquilo que é mais básico na condição humana, que sofreram horrores e morreram devido aos delírios de grandeza e superioridade de um bando de loucos.
Nunca poderemos (nem devemos) esquecer esta barbárie, principalmente por que continua a acontecer em menor escala por este mundo fora.

3 comentários:

  1. Não conhecia estas fotografias de Anne Frank. São lindíssimas.
    A citação espelha bem a sua natureza.
    Adorei o post!

    ResponderEliminar
  2. É preciso lembrar estas tragédias.
    A Anne Frank apenas deu um rosto aos milhares de meninas inocentes que terão sido brutalmente torturadas durante esta barbárie.
    O Nazismo espelha a podridão humana. O terror que o ser humano pode espalhar. Aliás, de Humanos, nada têm.
    Também li os três livros na minha adolescência e leio tudo o que posso sobre a Segunda Grande Guerra. É a minha pequena forma de homenagear essas pessoas. De me assegurar que, por mim, a sua morte não foi em vão.
    Para que nos lembremos da sorte que temos por não termos nunca enfrentado uma guerra.

    Para sempre será relembrada e admirada. Anne Frank e todas as vítimas de crimes bárbaros contra a dignidade humana.

    ResponderEliminar
  3. @djamb, obrigada! Realmente ao ver estas fotos maravilhosas e ler esta citação bem profunda proferida por esta menina, não se pode ficar indiferente!

    @Passarinho, obrigada pelas tuas palavras tão sentidas. E faço minhas, as tuas palavras.
    No post, não falei de filmes como a Lista de Schindler ou O Pianista que também tão bem retratam este terrível pedaço da história recente da Europa.
    Não sei se sabes, mas a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi precisamente adoptada pela Organização das Nações Unidas na sequência das atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial, numa tentativa de assegurar os direitos e liberdades do ser humano.
    Pena é que continue a não ser respeitada universalmente por todas as nações.

    Beijinhos às duas e obrigada pelos vossos comentários ***

    ResponderEliminar