Dos irmãos


O pimpolho é filho único. Filho único de pais filhos únicos.
Mas, desde muito cedo na sua vida, desde os 2 anos quando foi para o infantário, que expressa a vontade em ter irmãos. "Os meus manos", "O mano e mana" referidos de forma tão verosímil fizeram com que várias vezes me perguntassem se estava à espera de bebé.
No Natal de 2010, ao pedir um desejo, atirando uma moeda ao lago de um presépio, "pediu" uma mana!
Não foram poucas as vezes com que nos interpelou com a frase: "Mas a minha mana nunca mais chega?!?"
E com 5 anos esse enorme desejo continua.
Felizmente, já sei deixou da ideia no plural e já encaixou a possibilidade de que pode vir um irmão, embora a sua preferência seja claramente por uma menina!
É delicioso observar a forma ternurenta com que interage com bebés e até o facto de estar este ano numa turma heterogénea (com meninos de 3, 4 e 5 anos) fez aumentar o seu sentimento de protecção para com os mais pequeninos, tendo estabelecido uma relação para lá de especial (tipo adoração mútua) com uma menina de 3 anos.
Sendo filha única, sei bem o que é ter este desejo.
E, por isso mesmo, sempre quis ter pelos menos dois filhos. Sempre desejei proporcionar aos meus filhos aquilo que fantasiei acerca do que é ter irmãos.
Portanto, com crise ou sem crise, acho que este ano é o ano!

5 comentários:

  1. Compreendo-te perfeitamente! Tb sou filha unica e o meu marido tb e o meu filho mais velho passava a vida (e ainda passa) a pedir manos. Fez o desejo a uma estrela cadente que viu no céu em agosto e no dezembro seguinte tinha o mano q tanto pediu. N da forma tradicionais (bebé na barriga da mãe) mas um mano adoptado que ele ama de paixão. Por isso q 2012 seja o ano em q o desejo do teu filhote se torne realidade

    Bjs grandes

    ResponderEliminar
  2. Eu, que tenho uma rapariga (já quase quase na adolescência e com as borbulhitas a condizer) e um rapaz no fim da escola primária, digo: ouvi-los rebolar a rir lá para dentro, no quarto de um deles, compensa bem as noites em branco a dobrar, as preocupações a dobrar... e a brigas!
    Boa sorte, para a mamã e para o filho que quer uma mana!

    ResponderEliminar
  3. ohohoho como eu desejava ouvir isso :) Este ano vai ser o ano, porque há sonhos e desejos que não merecem ser adiados ao sabor dos ciclos económicos.

    ResponderEliminar
  4. Um belíssimo "plano" k deve sem dúvida concretizar. Felicidades!

    ResponderEliminar
  5. Maria Pereira, sempre admirei as famílias que, podendo e tendo filhos biológicos, têm a generosidade de adoptar uma criança e que tão bem sabem/conseguem amá-las como Filhos.
    Fico muito feliz por tê-la como leitora deste meu cantinho.
    Um beijo enorme para si ;)))

    Querida Carla, obrigada pelas suas palavras. E imagino a imensa alegria dentro de si quando assiste a esses momentos de partilha entre filhos. Devem ser uma verdadeira delícia ;))

    Meu amor Au Chocolat, como sabes, este desejo foi imediato logo após ter o pimpolho. Esperemos (eu quero muitooo) que se concretize este ano ;))

    Clarinda, obrigada e um beijinho ;)

    ResponderEliminar