"Em Maio de 1980 desapareci do mundo durante uma semana. No espaço de sete dias e sete noites, ninguém soube do meu paradeiro"
Com Marina, regressei a Barcelona e a Zafón.
Barcelona, cidade que adoro, com a qual me identifico, onde gostaria até de viver. E Zafón, cuja escrita venero desde que li A Sombra do Vento.
Este romance, prévio ao A Sombra do Vento, fala-nos também daquilo que move os homens, dos sentimentos e emoções dicotómicos transversais a qualquer ser humano: o amor, o medo, a paixão, a raiva, a perda, a vida e a morte.
São duas histórias, em paralelo, que têm como ponto comum os protagonistas, Óscar e Marina. Ambas envoltas em nevoeiro e mistério e conduzidas por locais míticos e zonas mais sombrias da bela Barcelona, como tão bem Zafón sabe fazer. Se de uma parte da história adorei pela forma envolvente com o autor nos leva, da outra não poderei dizer o mesmo, principalmente por ter alguns contornos fantásticos (e inverossímeis) que não me agradam ou cativam particularmente.
Ainda assim, um livro que vale muito a pena ler!
Portanto, termino como comecei. Com Marina, regressei a Barcelona e a Zafón.