Este blogue vai de férias!




Serão 5 dias de ausência para carregar baterias e estar em família a 100%!

Beijooss ;)

Move on


Apercebo-me que, em meu redor, existem pessoas muito amarguradas. Magoadas pela vida, pelos acontecimentos, pelas pessoas. Que parecem ter já deixado de acreditar que é possível ser feliz, colocando os pressupostos da felicidade nos outros e não dentro de si próprios.
Entristece-me ver isto. Perceber que os próprios colocam em si amarras e não se permitem sequer acreditar que é possível ser feliz.
Todos nós, sem excepção, já teremos passado por coisas más, já teremos sentido que a vida não tem sido justa, já teremos experimentado na pele as desilusões por que algumas pessoas nos fazem passar.
 
Mas então o que nos faz continuar?
O que nos pode fazer continuar a viver em detrimento de meramente sobreviver?
 
Para mim, é acalentar a esperança e a fé no ser humano. Ter plena consciência de que existem pessoas mal intencionadas, mas muitas mais que agem de boa fé, são solidárias, tem valores sociais e morais sólidos, são íntegras. E eu acredito mesmo que isto é verdade. Se assim não fosse, muitas coisas na minha vida não fariam sentido.
 
Agora, sem dúvida que, se tivemos as nossas mãos cheias de coisas más, temos primeiro de nos desfazer delas, para podermos agarrar em coisas boas.   

A Dangerous Method


Como já tinha referido aqui, a vontade de ver este filme era imensa.
E a expectativa elevadíssima pelo tema, trazia consigo alguma possibilidade de decepção.

Entretanto, o acaso e a sorte fizeram com que ontem fossemos em bando (6) assistir à Antestreia.
E eu, que me tinha deitado às duas da manhã desse dia e ainda tinha um compromisso de formação às 23.30h, pensei que talvez não me fosse aguentar durante a sessão de cinema. Ainda bem que me enganei...

Em traços largos, o filme retrata a relação entre Freud e Jung, os precursores da Psicanálise, a aproximação e afastamento entre mentor e aprendiz. E, ao contrário daquilo que imaginei, os holofotes estão virados para Jung, o que me surpreendeu bastante pela positiva.
  
O filme superou as minhas expectativas em quase todos os aspectos.
O encanto dos filmes de época, as imagens belíssimas da Suiça e da Áustria, uma banda sonora suave e eficaz no acompanhamento da imagem, contrapondo com alguma crueza nos conteúdos associados à teoria psicossexual do desenvolvimento da personalidade, à ética e deontologia, e até à própria condição humana dos psicoterapeutas, suas fragilidades e incongruências.
Fascinou-me ver o consultório de Freud, observar o setting psicoterapêutico, ver os primórdios da "talking cure", da associação livre, da interpretação dos sonhos.

O desempenho dos actores é marcante, o filme é visualmente e auditivamente bonito, o conteúdo extremamente interessante. Adorei!

"Sometimes you have to do something unforgivable just to be able to go on living"

Bom dia, Outono

| Daqui |

Adoro dias como o de hoje.
Em que o frio da época se faz sentir, mas o sol nos brinda com sua presença e nos aquece por dentro.
Adoro as cores do Outono solarengo, com os seus tons dourados e avermelhados.
Dias assim dão me ânimo, mesmo quando a noite foi mal dormida e o ambiente de trabalho está saturado de coisas menos positivas.
Obrigada, Outono!

Teaser Tuesdays #6

O Teaser Tuesdays é uma rubrica semanal organizada pelo blog Should Be Reading.

As regras são:
  • Pegar no livro que estamos a ler
  • Abrir numa página ao acaso
  • Partilhar duas frases dessa página. Atenção para não incluir Spoilers!
  • Partilhar o título e o autor do livro, para que os outros participantes o possam adicionar às suas listas TBR (To Be Read). 

Sem mais delongas, o Teaser Tuesdays desta semana é:


"Siddhartha permaneceu de pé; durante um instante, durante um suspiro, o seu coração gelou, senti-o gelar no seu peito como um pequeno animal, um pássaro ou uma lebre, ao ver quão sozinho estava. Durante anos não tivera lar e não o sentira."


p. 48, Siddhartha, de Hermann Hesse

Socorro, não tenho net!

laughingsquid:

Things To Do When The Internet Is Down
Elfride : cry in the mirror or paint your feelings! :)))))

Parece impossível, mas, em poucos anos, a internet mudou as nossas vidas por completo.

As novas tecnologias entranharam-se de tal forma no nosso quotidiano que, se torna difícil imaginarmo-nos ao longo do dia sem abrir o email diversas vezes para confirmar se temos ou não correio, visitarmos uma panóplia de sites e blogues com toda a informação possível e imaginária, fazermos compras, acedermos a contas bancárias, etc., etc., etc.
E quando ficamos sem computador ou sem rede é como se uma parte de nós faltasse... Ficamos meio perdidos, sem saber bem o que fazer, como se sempre, desde o início da nossa existência, esta ferramenta nos tivesse acompanhado.  

O homem é, indubitavelmente, um animal de hábitos.

Humor à parte, a verdade é que já não sei mesmo viver sem net...
                                                                              sem o meu blogue...
                                                                              sem as vossas visitas e comentários!

O B R I G A D A   A   T O D @ S  ;)

Dieta de Inverno

| Daqui |
Se é verdade que no Verão consegui seguir à risca um regime alimentar equilibrado (com o qual fiquei a poucos quilos do meu peso ideal), verdade é também que, agora que os dias frios são uma constante, o corpinho já pede outro tipo de comidas e é mais difícil saciá-lo.

O batido que tão bem me sabia nos jantares de Verão, agora é como que um cubo de gelo no estômago. A fruta que tão bem preenchia os lanchinhos, foi agora substituida por bolachas e torradas. E, o início de actividade física mais regular, também trouxe uma maior necessidade calórica.

Assim, o que eu quero relativamente à simpática balança dos dias mais encalorados, é tão só e apenas... distância!  

Adorei a ideia

Organise a crafts cupboard with glass jars | 10 best kids' playroom storage ideas | childrens room ideas | design inspiration | housetohome

Em tempos de crise, como os que actualmente vivemos, há que puxar pela imaginação e apelar à criatividade.
O pimpolhito deve ter prai uns 5.377 bonequinhos, lápis e outras traquitanas miúdas que nunca sei muito bem onde e como arrumar.E da forma como estão, transmitem sempre a ideia de que passou um furacão no quarto dele.

Esta ideia é simples de fazer, barata e divertida, como se quer. 
Vou arregaçar as mangas e fazer algo parecido.
Aguardem pelo resultado.