1.000


Quando comecei esta aventura há uns meses atrás, o objectivo era apenas ter um espaço meu onde pudesse escrever sobre o que gosto. 
Estava longeee de imaginar, e por isso não tinha expectativas quanto a isso, que o vosso feedback tornaria os meus dias mais especiais. É tão bom saber que passaram por aqui! 

Obrigada pelas vossas visitas e comentários! Tornam este cantinho muito mais acolhedor 

November sweet November





E hoje é um dia bem especial, porque a   prima faz anos!

Muitos Parabéns, minha querida! Que a vida te sorria sempre e eu aqui estarei para ajudar a fazer com que isso aconteça!

Teaser Tuesdays #3


O Teaser Tuesdays é uma rubrica semanal organizada pelo blog Should Be Reading.


As regras são:
  • Pegar no livro que estamos a ler
  • Abrir numa página ao acaso
  • Partilhar duas frases dessa página. Atenção para não incluir Spoilers!
  • Partilhar o título e o autor do livro, para que os outros participantes o possam adicionar às suas listas TBR (To Be Read). 

E, sem mais demoras, o Teaser Tuesdays desta semana é:

"Hóspedes do Collegium Musicum no final da Primavera, orientavam o seminário e concluíam o ano escolar da forma mais entusiasmante, fazendo-nos esquecer todos os padecimentos e humilhações, porque, naquele período de quatro semanas, a música estava finalmente presente e a própria grisalha do edifício com todas as suas nefandas influências desaparecia durante todo o tempo da sua permanência. Apenas isto nos induzia a voltar no ano seguinte."

p. 65, O Violinista, de Paolo Maurensig


Já leram?

Perturbação Obsessivo-Compulsiva













 



Uma imagem vale mais do que mil palavras.

Nestas fabulosas fotografias, incluidas no livro The Art of Clean Up, o artista suiço Ursus Wehrli mostra-nos extremamente bem como organizar o caos (e o trabalho que isso implica).

Contudo, perante estas fotos, a minha visão (naturalmente toldada pela minha formação académica e actividade profissional) vai automaticamente para outra perspectiva, em especial porque a arte é uma forma de expressão da mente humana em todas as suas dimensões. 
De um modo leve e até divertido, com objectos que fazem parte do nosso quotidiano, Ursus Wehrli mostra-nos o que é a Perturbação Obsessivo-Compulsiva. 
A POC é uma perturbação da ansiedade que foi amplamente divulgada através do filme Melhor é Impossível de 1997, protagonizado por Jack Nicholson.

Claro está que, apesar de se utilizar o humor para falar destas situações, não podemos esquecer nem  desvalorizar o acentuado sofrimento sentido pelas pessoas que sofrem desta perturbação, na medida em que os pensamentos obsessivos são involuntários e as compulsões consomem muito tempo útil e interferem significativamente com as rotinas diárias. 
Esta perturbação pode passar a ocupar o centro das preocupações da pessoa.
Aliás, quando assim é, há que pedir ajuda.

Opinião | O Diário da Madrasta, de Fay Weldon



Lembram-se das madrastas das histórias infantis? E das pobrezitas das enteadas subjugadas a todos os caprichos das terríficas madrastas? Lembram-se? Pois então, esqueçam tudo... e leiam este livro!

Sappho é uma jovem escritora que casa, não apenas com Gavin, mas também com o seu passado. Ou seja, com os seus dois filhos, com a falecida esposa e a mãe desta. Até aqui tudo bem, só que Isobel, a encantadora enteada, vai revelando não ser tão encantadora assim...

Vamos sabendo da história de vida de Sappho pela mão da sua mãe, uma convicta psicanalista freudiana, que lê, analisa e interpreta as entradas no diário que a filha lhe confiou num momento de desespero.

No decorrer desta leitura, Emily, mãe da protagonista, vai caminhando passo a passo ao longo dos acontecimentos de vida da sua filha, numa leitura partilhada com o seu actual namorado, também psicanalista, mas jungiano. Este contraponto entre as teorias de Freud e Jung, ambos pioneiros da Psicanálise, mas com visões diferentes e até rivais, traz por si só bastante colorido à narração. Para quem não está tão familiarizado com as diferenças entre Freud e Jung, deixo aqui um velho ditado dos estudantes de psicologia: “Um homem caminha por uma estrada e encontra dois outros homens. O primeiro lhe pergunta de onde ele vem, o segundo, para onde ele vai. Esses dois homens são Freud e Jung”.  

À medida que a leitura vai decorrendo, vamo-nos apercebendo que a forma como Sappho vivenciou e integrou os diversos acontecimentos na sua história de vida, faz com que Emily coloque também em causa o seu papel enquanto mãe, nomeadamente em fases da infância em que a filha se encontrava mais fragilizada.

Com a aproximação do final da história, os acontecimentos sucedem-se de uma forma absolutamente inesperada.

Esta é, sem dúvida, uma história de mulheres. Tudo gira em torno das personagens femininas da história, todas elas fortes, densas e complexas. Umas com valores mais nobres e outras, contudo, perfeitamente maquiavélicas e perturbadas.

Numa época em que o conceito de família tradicional se encontra em mudança, este romance (cuja capa é uma delícia) aflora de uma forma cativante, polvilhada de humor, mas também de tensão e suspense, as surpresas e constrangimentos que a vida a dois pode trazer.  

Gostei bastante e recomendo!

As minhas costas agradecem e eu também!


Estas são algumas das posturas que tenho feito desde que voltei ao ginásio!!
E, ao fim de apenas 4 ou 5 aulas, posso dizer que já noto mudanças!!!

Fantásticos os benefícios do yoga, tai-chi e pilates, tanto para o corpo como para a mente!
Quem é que já experimentou?

Teaser Tuesdays #2

O Teaser Tuesdays é uma rubrica semanal organizada pelo blog Should Be Reading.


As regras são:
  • Pegar no livro que estamos a ler
  • Abrir numa página ao acaso
  • Partilhar duas frases dessa página. Atenção para não incluir Spoilers!
  • Partilhar o título e o autor do livro, para que os outros participantes o possam adicionar às suas listas TBR (To Be Read). 

Esta semana temos um duplo Teaser Tuesdays!


O teaser#1 desta semana é:

"Portanto, de aprender correctamente como é que posa uma mão em cima de um teclado: terá de ser sempre como quem tem uma maçã na mão, toca-se nas teclas com as pontas dos dedos e não com os dedos todos. Mas eu tocava à minha maneira e foi no piano da minha avó Virgínia que descobri que se calhar era por ali que eu queria ir."

p. 139, Alta Definição - O que dizem os teus olhos, de Daniel Oliveira



E... o teaser#2:

"É curioso ver como o mundo funciona, como se perde e se ganha na vida, como nunca conseguimos saber realmente como será o futuro, por mais que planeemos as coisas. Como sobrevivemos e continuamos em frente."

p. 282, Estarás sempre comigo, de Anna McPartlin



Espero que vos tenha aguçado a curiosidade!