Opinião | O Diário da Madrasta, de Fay Weldon



Lembram-se das madrastas das histórias infantis? E das pobrezitas das enteadas subjugadas a todos os caprichos das terríficas madrastas? Lembram-se? Pois então, esqueçam tudo... e leiam este livro!

Sappho é uma jovem escritora que casa, não apenas com Gavin, mas também com o seu passado. Ou seja, com os seus dois filhos, com a falecida esposa e a mãe desta. Até aqui tudo bem, só que Isobel, a encantadora enteada, vai revelando não ser tão encantadora assim...

Vamos sabendo da história de vida de Sappho pela mão da sua mãe, uma convicta psicanalista freudiana, que lê, analisa e interpreta as entradas no diário que a filha lhe confiou num momento de desespero.

No decorrer desta leitura, Emily, mãe da protagonista, vai caminhando passo a passo ao longo dos acontecimentos de vida da sua filha, numa leitura partilhada com o seu actual namorado, também psicanalista, mas jungiano. Este contraponto entre as teorias de Freud e Jung, ambos pioneiros da Psicanálise, mas com visões diferentes e até rivais, traz por si só bastante colorido à narração. Para quem não está tão familiarizado com as diferenças entre Freud e Jung, deixo aqui um velho ditado dos estudantes de psicologia: “Um homem caminha por uma estrada e encontra dois outros homens. O primeiro lhe pergunta de onde ele vem, o segundo, para onde ele vai. Esses dois homens são Freud e Jung”.  

À medida que a leitura vai decorrendo, vamo-nos apercebendo que a forma como Sappho vivenciou e integrou os diversos acontecimentos na sua história de vida, faz com que Emily coloque também em causa o seu papel enquanto mãe, nomeadamente em fases da infância em que a filha se encontrava mais fragilizada.

Com a aproximação do final da história, os acontecimentos sucedem-se de uma forma absolutamente inesperada.

Esta é, sem dúvida, uma história de mulheres. Tudo gira em torno das personagens femininas da história, todas elas fortes, densas e complexas. Umas com valores mais nobres e outras, contudo, perfeitamente maquiavélicas e perturbadas.

Numa época em que o conceito de família tradicional se encontra em mudança, este romance (cuja capa é uma delícia) aflora de uma forma cativante, polvilhada de humor, mas também de tensão e suspense, as surpresas e constrangimentos que a vida a dois pode trazer.  

Gostei bastante e recomendo!

As minhas costas agradecem e eu também!


Estas são algumas das posturas que tenho feito desde que voltei ao ginásio!!
E, ao fim de apenas 4 ou 5 aulas, posso dizer que já noto mudanças!!!

Fantásticos os benefícios do yoga, tai-chi e pilates, tanto para o corpo como para a mente!
Quem é que já experimentou?

Teaser Tuesdays #2

O Teaser Tuesdays é uma rubrica semanal organizada pelo blog Should Be Reading.


As regras são:
  • Pegar no livro que estamos a ler
  • Abrir numa página ao acaso
  • Partilhar duas frases dessa página. Atenção para não incluir Spoilers!
  • Partilhar o título e o autor do livro, para que os outros participantes o possam adicionar às suas listas TBR (To Be Read). 

Esta semana temos um duplo Teaser Tuesdays!


O teaser#1 desta semana é:

"Portanto, de aprender correctamente como é que posa uma mão em cima de um teclado: terá de ser sempre como quem tem uma maçã na mão, toca-se nas teclas com as pontas dos dedos e não com os dedos todos. Mas eu tocava à minha maneira e foi no piano da minha avó Virgínia que descobri que se calhar era por ali que eu queria ir."

p. 139, Alta Definição - O que dizem os teus olhos, de Daniel Oliveira



E... o teaser#2:

"É curioso ver como o mundo funciona, como se perde e se ganha na vida, como nunca conseguimos saber realmente como será o futuro, por mais que planeemos as coisas. Como sobrevivemos e continuamos em frente."

p. 282, Estarás sempre comigo, de Anna McPartlin



Espero que vos tenha aguçado a curiosidade!

Histórias infantis







Estes posters minimalistas de histórias que povoam o nosso imaginário infantil são delíciosos.
E se, por um lado, considero que, pela crueza dos conteúdos de algumas delas, de infantis pouco têm, por outro, é inquestionável os frutos que deram. Semearam o imenso gosto que tenho pela leitura.

O outro

Não costumo ler dois livros em simultâneo... não gosto.
Quando invisto numa leitura, gosto de estar 100% disponível para me dedicar aquela história, àquelas personagens... Claro que há leituras e leituras e autores e autores...

Portanto, neste momento, ando a prevaricar a minha própria regra, por causa deste livro!



Gosto do Daniel Oliveira, gosto do Alta Definição.
Gosto da forma como trata os convidados, como sabe chegar a eles e com os escuta.
Gosto de mudar de opinião (para melhor) em relação a algumas figuras públicas e tem efectivamente acontecido.
Gosto de ouvir histórias de vida inspiradoras.
Estive presente na apresentação deste livro, que foi bonita, comovente. Gostei da forma simples, genuína e autêntica como o próprio Daniel apresentou o seu livro, da mesma forma que acolheu os seus admiradores, colegas e amigos. Gostei e gosto do autógrafo com que me presentou.



Por estes e outros motivos, estou a ler este livro... e estou a gostar!
  


Teaser Tuesdays #1

A Landslide do blog Tantos Livros Tão Pouco Tempo apresenta todas as semanas o Teaser Tuesdays, uma rubrica originalmente organizada pelo blog Should Be Reading.

Achei a ideia tão interessante, que vou também passar a fazê-la todas as semanas! E todos poderão replicá-la no seu blog.

As regras são:
  • Pegar no livro que estamos a ler
  • Abrir numa página ao acaso
  • Partilhar duas frases dessa página. Atenção para não incluir Spoilers!
  • Partilhar o título e o autor do livro, para que os outros participantes o possam adicionar às suas listas TBR (To Be Read). 


Ora, o teaser desta semana é:

"Fomos para a sala de estar e tagarelámos sobre coisas supérfluas e, passado algum tempo, estávamos ambas às gargalhadas. O nosso desespero em conjunto uniu-nos; a inqueitação que sentíamos em relação ao futuro, a nossa busca por respostas e os nossos receios tornaram-nos nas crianças que um dia forâmos."

p. 88, Estarás sempre comigo, de Anna McPartlin

Bolo giro, giro!

Para o aniversário do pimpolho, encontrei na net um bolo super catita e quis experimentar.

Só o nome - Pote dos Desejos - já prometia muita felicidade. 
Depois, o aspecto é por demais apelativo, quer pelo colorido, quer pelas iguarias que o compõem. Portanto, podem imaginar o sucesso que fez!



Se quiserem a receita, vejam aqui. O sucesso é garantido!