Lido em Barcelona | Agosto de 2010
Sinopse:
Uma mulher e uma criança passeiam na praia, numa fria manhã de
Verão. O nevoeiro é tão denso que a visibilidade não ultrapassa alguns metros. A
criança, irrequieta, solta-se por momentos da mão da mulher e não volta a ser
vista. Fazem-se repetidas buscas, mas decorrem dias, semanas, meses e não se
encontra rasto da menina desaparecida. Uma história pungente, escrita da
perspectiva de uma mulher que, por uma desatenção de segundos, se torna
responsável pelo desaparecimento da filha do homem que ama.
Numa manhã fria de
Verão, em São Francisco, Abby e Emma passeiam na praia. O denso nevoeiro que se
faz sentir tolda a visão e numa fracção de segundos Emma, uma menina de seis
anos, larga a mão de Abby e desaparece. É este o ponto de partida de uma história
pautada pela incessante busca daquela criança, filha do namorado de Abby, e no
impacto que este acontecimento terá nas suas vidas.
Este livro prende-nos
desde as primeiras linhas. Conta-nos, pela voz de Abby, como um acontecimento
pode marcar e mudar a nossa vida (e de quem nos rodeia) para sempre, pois a
partir de então nada voltará a ser como era.
Põe a descoberto, como um murro
no estômago, a (sobre)vivência de famílias cujo mundo desabou com o
desaparecimento de uma criança. É como que se, de repente, o tempo do relógio
parasse e nada mais existisse à volta. Os compromissos são postos de lado, os
problemas são relativizados e reduzidos a pó, pois a única coisa que interessa é
saber o que aconteceu a Emma, onde está ela.
Nesta perseverante busca, Abby
perscruta a pente fino a sua memória em busca de alguma imagem, um ínfimo
detalhe que possa ajudar a desvendar o que aconteceu a Emma.
Cada linha
retrata habilmente os sentimentos de culpa, a angústia da perda, da incerteza e
da incessante e perseverante busca de Abby, uma vez que ela jamais se rende às
evidências, mesmo quando todos os outros já desistiram, e não deixa de acreditar
que pode encontrar a pequena Emma.
Um livro inquietante, que não nos deixa
indiferentes a este tema.
Michelle Richmond tem uma notável capacidade de
descrição, apresenta-nos personagens de uma intensa profundidade, sendo-nos
impossível não sentir uma imensa empatia por elas, despertando-nos igualmente
todas as outras emoções que vão sendo experienciadas.
Desconhecia esta
autora, mas fiquei completamente rendida à sua escrita.
Excelente!